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Como emitir uma fatura

Crie uma fatura em segundos e envie-a por e-mail ao seu cliente.

Abra o formulário de criação da fatura
  1. No menu Vendas, clique em Documentos de Venda.
  2. Aceda ao botão Mais (no canto superior esquerdo da página) e clique no tipo de documento pretendido: Fatura, Fatura simplificada ou Fatura-recibo.
Preencha os dados do documento
  1. Preencha a data de emissão da fatura e selecione a data de vencimento, se aplicável.
  2. Caso pretenda aplicar retenção na fonte IRS ou IRC na fatura, introduza a taxa de retenção e opte pela retenção no documento ou no pagamento.
  3. Se pretender, introduza o desconto de cabeçalho em percentagem, a aplicar sobre todas as linhas da fatura.
Selecione o cliente
  1. Pesquise o cliente pelo nome ou NIF no campo Nome. Caso se trate de um novo cliente, pode optar por preencher os campos do Nome, NIF e morada. Ao gravar a fatura, o cliente será automaticamente criado e adicionado à lista de clientes.
Introduza as linhas da fatura
  1. Selecione, linha a linha, os produtos ou serviços da fatura, por pesquisa e seleção no campo Código.
  2. Edite a descrição, defina as quantidades, aplique o preço unitário e introduza o desconto, se aplicável.
Finalize o documento e envie por e-mail
  1. Para concluir, finalize a fatura acedendo ao botão Gravar e clicando na opção Gravar finalizada e enviar por e-mail.
  2. Após a finalização da fatura, introduza ou valide o e-mail do seu cliente e clique em Enviar.