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Outsourcing: o que é, vantagens e desvantagens

Ao invés de investir e formar uma equipa para uma determinada área, é uma prática comercial das empresas recorrerem ao outsourcing como solução à expansão da equipa e, em simultâneo, conseguir executar tarefas, gerir operações ou prestar serviços.

O que é outsourcing?

O termo outsourcing é composto pelas palavras "out", que significa "fora", e "sourcing", equivalente a "fonte". Assim, o outsourcing consiste na contratação de uma parte externa à empresa para executar tarefas ou serviços que tradicionalmente poderiam ser realizados internamente pelos próprios colaboradores da empresa.

Esta prática é normalmente utilizada como medida de redução de custos na empresa. Como tal, abrange várias áreas e departamentos, como o apoio e atendimento ao cliente, a tecnologia da informação e programação, os recursos humanos, a contabilidade, o marketing e publicidade, os serviços de limpeza, a logística, entre outros.

O propósito do outsourcing é contratar especialistas em áreas onde a empresa tem menos conhecimentos e expertise para impulsionar os resultados e a produtividade.

4 vantagens do outsourcing

A verdade é que este modelo de gestão tem ganho cada vez mais adeptos, dentro das mais diversas áreas, devido aos benefícios que apresenta.

1. Diminuição de custos

Os custos de contratar colaboradores internos e formar uma equipa especializada acarreta um investimento superior em comparação com a contratação externa de especialistas com as mesmas capacidades, sejam monetárias ou de tempo.

outsourcing também reduz outras despesas associadas à contratação de novos trabalhadores, tais como:

  • Pesquisa e avaliação da contratação de novos colaboradores;
  • Gestão de recursos humanos;
  • Cuidados de saúde, subsídio de alimentação e outros direitos ou benefícios;
  • Impostos sobre os salários.

2. Aumento da produtividade

Como a equipa externa contratada é especializada na área, além de conseguir focar-se em melhores resultados, a empresa de outsourcing é responsável pela sua produtividade. Desta forma, os colaboradores da organização conseguem dedicar-se exclusivamente às suas tarefas e focar-se nas atividades chave da empresa, tendo mais capacidade de realizar um trabalho excelente e, como tal, potencializar a produtividade de forma geral.

3. Crescimento da competitividade

Ao recorrer ao outsourcing para adquirir um elevado desempenho nas áreas em que, tradicionalmente, a empresa tem menos competências, impulsiona a força competitiva relativamente ao mercado, uma vez que todas as funções passam a ser desempenhadas de forma mais competente e eficiente.

4. Redução de riscos

Os profissionais contratados no outsourcing são especialistas com muito conhecimento e know-how na sua área de atuação, pelo que se traduz na diminuição de possíveis erros.

3 desvantagens do outsourcing

No entanto, a prática do outsourcing também apresenta alguns pontos negativos, dos quais se destacam:

1. Falta de contexto pode ser problemática

Há áreas e serviços para a qual a empresa de outsourcing é contratada que necessitam de um contexto da empresa e do negócio para conseguirem realizar as suas operações eficazmente e com sucesso. Esta necessidade pode exigir tempo à empresa contratadora, podem existir trocas de ajustes e, consequentemente, atrasos que prejudicam o seu planeamento e normal funcionamento.

2. Ameaça à proteção de confidencialidade

Ao recorrer a uma entidade externa para a realização de operações internas significa partilhar e transmitir dados confidenciais a terceiros, por isso, a confidencialidade arrisca-se a ficar comprometida. Para prevenir, a empresa deve fazer questão de, no contrato, adicionar uma cláusula de proteção ou até mesmo uma contrato de confidencialidade exclusivo.

3. Custos extra

De acordo com as necessidade e exigências da organização, a empresa de outsourcing pode adicionar pontos extra ao serviço e com isto, atribuir um custo a cada detalhe. Por isso, é recomendado que no contrato fiquem estabelecidas as funções e detalhes pela qual esta fica responsável, de modo a evitar falhas no serviço ou a possibilidade de ter custos adicionais.

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